Chapada dos Veadeiros
Voltar para: Página Inicial

 

A Chapada dos Veadeiros  no Estado de Goiás foi criado em 1961, abrangendo os municipios de São João D`aliança, Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Colinas do Sul, Cavalcante e povoados de São Jorge, do Engenho e Vão do Moleque.

Por ser uma das áreas de maior biodiversidade do país e estar situada em altitudes que variam entre 1.300 e 1.500 metros, é abundante em rios, nascentes, cachoeiras e cânions. Possui uma fauna riquissima podendo citar: lobos, veados, tatus, cutias, emas e aproximadamente 312 espécies de aves, muitas delas raras e em extinção.  A varidade e diversidade da flora é de encher os olhos de qualquer pessoa, com cerca de 10.000 espécies, entre, belas flores, saborosos frutos e plantas medicinais com grande potencial farmacêutico.     

Sendo uma região de beleza exuberante, A Chapada dos Veadeiros é famosa por suas cachoeiras, trilhas e paisagens imcomparáveis.  Aqui, a natureza permanece intocada pela civilização graças a comunidade e autoridades locais, que vem desenvolvendo um trabalho fundamental na importância de preservar esta enorme biodiversidade que é o cerrado brasileiro.

O PARQUE NACIONAL  foi criado em 1961, sendo reduzido por várias vezes até os dias atuais, onde tornando-se conhecido como  PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS, com uma área de 65.514 ha. Sendo apenas 3% permitido visitação publica e o restante reservado para fins de pesquisa e conservação.
Foi declarado patrimonio natural da humanidade pela UNESCO em 2001, tornando ainda mais evidente a necessidade de conservação e exploração turística consciente do local.

CONHEÇA A CHAPADA DOS VEADEIROS

Um lugar cheio de encantos, belas paisagens, lindas cachoeiras, agradáveis momentos. há que diga que é um lugar magico e místico, por estar localizada acima de uma enorme jazida de quartzos (cristais).  
Em 1912, foi descoberta a primeira jazida de cristal de rocha da região, o que originou a criação do povoado de São Jorge.
A Chapada dos Veadeiros é um importante berço das águas, com a maioria de seus rios escavando vales em forma de "V". O principal é o rio Preto, um afluente do rio Tocantins, que forma várias cachoeiras ao longo de seu curso, dando origem a um dos mais bonitos atrativos da chapada o salto do Rio Preto, com seus 80 e 120m de altura.
O acesso ao parque se dá pelo Povoado de São Jorge, que está ligado à cidade de Alto Paraíso de Goiás por uma estrada parcialmente asfaltada de 36 km. Agencias de turismo e guias para acompanhar os visitantes, podem ser encontrado, em Alto Paraíso de Goiás, no CAT, centro de atendimento ao turista. A visitação do parque acompanhada por guias é, contudo, opcional. Entre as principais atrações do parque estão os dois saltos do rio Preto, os canyons do rio Preto, quedas d'agua em paredes rochosas de um estreitamento do rio, e as cachoeiras carioquinhas, uma formação de piscinas naturais ideais para banhos leves e hidromassagem.

Além das trilhas do próprio parque, há diversas atrações turísticas em terras particulares, no entorno de Alto Paraíso de Goiás. Elas incluem:

Vale da Lua: formações rochosas cinzentas esculpidas pelo rio São Miguel, que possuem um aspecto "lunar".
Cachoeiras Almecegas: Duas cachoeiras, uma de 50 e outra de 15 metros, em que a água escorre por rochas íngremes.
 Raizama: conjunto de cachoeiras ideal para a prática de turismo de aventura.
Águas termais: piscinas naturais com água a cerca 38 graus de temperatura.
Cachoeiras do Segredo, Morada do Sol, Cristais, Melo, Abismo, e muito mais.

Veja Também